Ptose: O que é?

São pálpebras caídas, e podem ocorrer por diversas causas. A mais comum delas é o enfraquecimento do músculo elevador da pálpebra em consequência do envelhecimento. Além disso, também ocorre por problemas neurológicos, como na doença miastenia gravis, e pode ser congênita no caso de malformação do músculo ou tendão durante a gestação (neste caso a cirurgia muitas vezes é necessária, mas os exercícios podem ajudar na preparação e recuperação do procedimento cirúrgico da ptose).

Além das questões estéticas, pálpebras caídas podem prejudicar o campo visual, e em crianças atrapalhar o desenvolvimento normal da visão. Descobrir a causa da ptose é muito importante para o tratamento.

Exercícios visuais podem melhorar a pálpebra caída. Seguem as dicas:

  • Massagear os cílios e estimular o piscar.
  • Alongar e massagear o pescoço, pois a soltura e maior circulação nesta área ajudam a trazer maior controle neurológico para a cabeça. Massagear muito toda a região da testa, em movimentos circulares ou vibratórios.

Fortalecer a pálpebra

Alternar compressas mornas e frias sobre os olhos fechados. Ajuda a aumentar a circulação e oxigenação dos músculos ao redor dos olhos e diminuir inchaços da ptose. Utilize toalhas limpas e com tecidos agradáveis. Faça as compressas por 3 a 5 minutos cada uma.

Massagear SUAVEMENTE a região das pálpebras, com movimentos circulares, e com LEVES batidinhas com as pontas dos dedos para estimular neurologicamente a área. Dê tapinhas suaves também na região logo abaixo das sobrancelhas. NÃO APERTE OU FAÇA MASSAGEM FORTE SOBRE OS OLHOS.

Com os olhos fechados alongar suavemente as pálpebras com os dedos.

Massagear e soltar os músculos da mandíbula, pois ajuda a trazer controle e circulação para os músculos da pálpebra.

Alongar os olhos também auxilia na movimentação da pálpebra.

A acupuntura associada ao shiatsu facial, vem contribuindo muito para a cura da ptose.

Fonte: Dra.Tatiana Gebrael

Postado por: Dra. Ana Cláudia Foelkel Simões

Psicóloga e Terapeuta

(11) 97273-3448

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *