Ajude seu filho a desenvolver auto-estima e confiança

Home / Ajude seu filho a desenvolver auto-estima e confiança

A auto-estima e a confiança são características importantes que afetam nosso sucesso. Embora este seja um processo ao longo da vida, o fundamento deve ser estabelecido na primeira infância. Construir auto-estima permitirá que a criança lide com situações difíceis que irão encontrar durante a vida. Uma vez que os pais têm a maior influência sobre a crença de uma criança, é importante que eles deixem seu filho saber onde eles pertencem, o quão bem eles estão fazendo e contribuem para o desenvolvimento de confiança e auto-estima.

Aqui estão algumas dicas práticas que irão ajudá-lo a estimular a auto-estima e confiança em seu filho sem tentar:

  • Retroceda – Enquanto você pode estar preocupado com o seu filho falhando ou não fazendo bem em uma tarefa, é melhor dar um passo para trás e não ajudá-los a cada passo. Você precisa ser capaz de ajudar seu filho a se tornar competente e não ser confiável com os outros, dependente dos outros. Permita que seu filho tome riscos saudáveis ​​e resolva problemas por conta própria. Uma vez que eles são capazes de realizá-los, reconheça seu sucesso.
  • Não elogie demais – Elogiar é importante, mas quando houver a superação de um desafio pelo qual ele conseguiu passar. Embora os complementos de agora em diante sejam importantes para o desenvolvimento da auto-estima, exagerar, isso só diminuirá a barra e eles não mais se empolgarão para obter melhores resultados. Então, elogie os cumprimentos para grandes conquistas e onde eles são considerados importantes.
  • Atribua pequenas tarefas ao redor da casa – Permita que seus filhos o ajudem em torno da casa, dando-lhes pequenas tarefas. Isso irá incentivá-los a mostrar suas habilidades e também torná-los a perceber que estão fazendo uma contribuição e serão apreciados por outros membros da família.
  • Permita que eles busquem novos interesses – Incentive seus filhos a assumir novos interesses e persegui-los. Estabeleça objetivos concretos em seus interesses particulares, de modo que quando eles os alcançem, isso lhes dará uma sensação de realização que aumentará sua auto-estima.

Você precisa usar sua influência da maneira correta nas vidas dos seus filhos, para que eles se tornem adultos responsáveis, competentes e confiantes.

Postado por: Dra. Ana Cláudia Foelkel Simões

Psicóloga e Terapeuta – (11) 97273-3448